segunda-feira, 18 de julho de 2016

10 Tesourinhos

Há álbuns que marcam para a vida, mas como colecionador há álbuns que marcam e se tornam pequenos tesouros numa coleção. Não são necessariamente os mais raros ou os que adquirem maior valor de mercado. Não são necessariamente álbuns de bandas que acompanhemos toda a discografia durante mais de 20 anos. Não necessariamente os meus álbuns preferidos (caso contrário, teria de cá estar um álbum como o "Symbolic" dos Death). No meu caso, como apaixonado e colecionador de música, os meus tesourinhos têm algumas coisas em comum: são trabalhos que me marcaram e que, de alguma forma, me deixaram de queixo caído; envelhecem como um excelente vinho do Porto; o produto físico vale cada tostão que foi gasto e, na sua maioria, é visualmente deslumbrante.
No momento em que escrevo, este é o meu Top 10 (nenhuma ordem em particular, a não ser alfabética): 

1. Black Sabbath - Black Box: The Complete Original Black Sabbath 1970-1978

Box com letras pretas em relevo e os primeiros 8 álbuns da banda, gravados pela formação original. Todos os CD's em digipack, réplicas do artwork da primeira edição em LP, e remasterizados a partir das master tapes originais. Livro de capa em veludo com fotos, biografia dos primeiros anos da banda, letras de todas as músicas e DVD bónus. Tem a curiosidade de a tracklist do DVD estar, no artwork, impressa na ordem errada.

2. Devin Townsend - By A Thread: Live in London 2011

And the genius did it again...
A tetralogia inicial de The Devin Townsend Project tocada na íntegra ao vivo em quatro noites seguidas. Um espectáculo magnífico, com som e imagem a condizer, e uma box do mais simples e bonito que há. Este é o resumo que podem encontrar na wikipedia:
"The material for the box set was recorded at four Devin Townsend Project concerts, each entitled 'An Evening with the Devin Townsend Project'. Each concert featured one of the first four Devin Townsend Project albums performed in their entirety. The Ki, Addicted and Deconstruction concerts were held at the University of London Union, and the Ghost concert was held at the Union Chapel.
The box set contains four DVDs, each featuring one of the concerts, and four CDs containing the audio from the concerts. A fifth CD contains the audio of the encores played during the concerts"
Edição limitada a 5000 unidades.

3. Pallbearer - Sorrow And Extinction

DOOOOM!! Que grande álbum!! Tenho a edição colorida apelidada de "freezing moon" combo, em azul e branco e, visualmente, é magnífica (é reedição; quarta prensagem). Lá está: uma primeira edição terá mais valor de mercado, mas foi atrás desta que andei às voltas. Valeu a pena!!

4. Slayer - Soundtrack To The Apocalypse

"Limited Edition Box Set - The Definitive 20th Anniversary Slayer Collection!

Features over 6 hours of digitally remastered recordings and DVD video footage drawn from the Slayer archives and selected by the band themselves.
Slayer: Soundtrack To The Apocalypse features 71 audio and 17 DVD tracks on 5 discs. Tracks include the best of their studio recordings, soundtrack contributions, previously unreleased tracks and Live material never heard or seen before.
Ammo Box also includes a full color expanded 60 page collectors booklet, Slayer Eagle wall hanging banner, collectors backstage pass and the return of the infamous CD holding Blood Pack with floating skulls. This box set is mandatory for any past or present Slayer fan.

Disc 5 is a bonus audio live CD (first tour with original line-up since 1991).
CDs are housed in standard jewel cases, except bonus CD, which comes in a blood pack wallet.
All audio discs have a black playable surface."

Enough said!!...

5. Solstafir - Masterpiece Of Bitterness

É preciso ter cojones para começar um álbum com um épico de 20 minutos!! Mas este é um álbum sem falhas de princípio ao fim, com cataratas e vulcões de emoção, uma secção rítmica extraordinária, guitarras que atacam riffs cortantes com a mesma convicção com que evocam paisagens austeras, geladas e desertas e, por fim, uma voz que cativa e agarra mesmo quando canta/berra em islandês.
Tenho a edição da Svart Records em vinil duplo transparente, limitado a 666 unidades. Design extremamente simples e muito bem conseguido, cartão com uma textura ao toque bastante diferente do habitual e bolsas interiores impressas com fotos dos cowboys islandeses, apenas com a paisagem natural do pais com cenário. Corpo (produto físico) e mente (música) em perfeita sintonia.

6. Swans - To Be Kind

É uma obra tão gigantesca, extenuante e gratificante que passados 2 anos de ser editado, continuo a tentar captar tudo que se passa neste verdadeiro juggernaut sonoro de 2 horas. É, desta última fase dos Swans, o álbum mais desafiante a par do The Seer. No entanto, este não é nada kind e espeta-nos com mais meia hora em cima e acalma, esmaga, suaviza, viola, embala, abandona e expõe toda a pletora de emoções do âmago de sermos humanos. Apenas humanos como vermes ou simplesmente humanos com deuses.
A edição em vinil vem em gatefold triplo em cartão e o artwork recebeu prémio "Best Fit Artwork of the Year 2014". É minimalista e impactante. Confissão parva de colecionador, é o tipo de edição que me satisfaz três sentidos: audição, visão e tacto...

7. The Ocean - Fluxion / Aeolian

Reedição em vinil triplo dos álbuns Fluxion (2004) e Aeloian (2005), dois álbuns fabulosos. O três discos têm cores diferentes. Tenho a segunda prensagem, limitada a 500 unidades, com os discos em preto, cinzento e branco.
Por fim, uma palavra para o artwork: FA-BU-LO-SO!! Impossível não ficar agarrado a apreciar a infinidade de pormenores.

8. Tombs - Savage Gold

Este álbum acertou-me com a uma bomba atómica! Depois de fazer a pré-encomenda, estive um montão de tempo à espera que chegasse pelo correio. Semanas a fio com a expectativa a crescer, um pouco à imagem dos velhinhos tempos do tape trading... Valeu bem a pena! Para mim, é absurdamente bom!!! E é também um regalo para os olhos: excelente artwork quer na capa em gatefold, quer nas 12 págins de art booklet; vinis dourados com gravação no lado D. Limitado a 500 unidades.

9. Ulver - Trolsk Sortmetall 1993 - 1997

Compilação editada pela Century Media da fase Black Metal dos já lendários Ulver. Aos três primeiros álbuns juntam-se a demo "Vargnatt" (também em LP) e uma rehearsal tape de 4 músicas, gravada no verão de 1995. Vem acompanhado de booklet 12'' de 32 páginas recheado de notas, fotos e parafernália. A história do Black Metal também passa por aqui e este acaba por ser um documento histórico muito bem conseguido da primeira fase da banda.
Tenho a versão em vinil preto, limitada a 1500 unidades. Além desta edição, foram ainda editadas: 400 cópias em vinil cinzento, 100 em vinil transparente e 3000 em CD.

10. Watain - Lawless Darkness

Esta edição é um espetáculo! Livro em couro, com relevo, e madeira. Extremamente bem feito e cuidado. No interior: álbum em digipack com faixa bónus; pendente em forma de pentagrama e colar; vela preta (start the black mass); 10 cartas ilustradas da banda; bandeira. Edição limitada a 1000 unidades e o item da minha colecção com maior valor de mercado.
O álbum em si é uma bomba e mais um passo convicto de uma banda líder no atual panorama Black Metal. Obrigatório e um dos melhores lançamentos de peso de 2010.