Violent Femmes - Violent Femmes (1983)
Estava eu a ter um jantar em casa de uns amigos e a apreciar a prateleira de CD's quando me deparo com esta pérola... Isto é que é nostalgia!!
Editado inicialmente em cassete e vinil em 1983, apenas em 1987 foi editado em CD pela primeira vez. É o primeiro álbum desta banda e, pessoalmente, de longe o melhor da sua discografia e um dos melhores discos de estreia do espectro rock. Acho difícil que quem quer que, na sua juventude, tenha privado com este álbum não tenha pelo menos uma de duas reacções:
1- recordar quase instantaneamente as letras e começar a cantarolar com o pezinho a acompanhar;
2- ter flashbacks de tempos bem mais simples.
É um álbum verdadeiramente viciante e que de certa forma supera o teste do tempo. Digo de certa forma pelo facto de ser tão emocional e carregado de raiva adolescente que é dificil mantermo-nos identificados quando o tempo só trás cabelos brancos e preocupações mais sérias. Mas a parte instrumental é assombrosa (delicie-se quem adora o som do baixo, pois é um fartote) e intemporal.
As letras falam de amor, sexo, paixonetas, perda, masturbação, desejo, ... A voz: às vezes melódica, outra vezes ridícula (ou talvez adolescente em plena mudança hormonal), sempre urgente. Urgência essa bem patente na secção rítmica acústica. Mais uma vez destaque para o baixo, muitas vezes no limite de rebentar as cordas!
Outro destaque deste álbum é o alinhamento (perfeito em formato vinil). Começa acelerado e visceral até que a meio começa a abrandar e tem o primeiro momento mais melancólico na quinta faixa ("Confessions"). Vira para o lado B e recomeça mais ou menos na mesma toada, voltando a acelerar para novo pico em "Gone Daddy Gone" e terminar de forma mais serena e conformada em "Good Feeling".
Pessoalmente, este álbum tem três pontos altos: "Blister In The Sun", "Kiss Off" e "Add It Up". Penso que a grande maioria das pessoas da minha geração identificaria em poucos segundos qualquer um destes temas... Têm momentos brilhantes a nível da letras, instrumentação, vozes e feeling.
Um dos grandes albuns de rock/pop dos anos 80...
"I
take one one one cause you left me and
Two
two two for my family and
Three
three three for my heartache and
Four
four four for my headaches and
Five
five five for my lonely and
Six
six six for my sorrow and
Seven
seven for no tomorrow and
Eight
eight I forget what eight was for and
Nine
nine nine for a lost god and
Ten
ten ten ten for everything
Everything!
Everything! Everything!"
Lineup:
Victor DeLorenzo - snare drum, tranceaphone, drum set, Scotch marching bass drum, vocals
Gordon Gano - guitar, violin, lead vocals
Brian Ritchie - acoustic bass guitar, xylophone, electric bass guitar, vocals

Sem comentários:
Enviar um comentário