segunda-feira, 21 de março de 2016

Black Sabbath - Black Sabbath

Black Sabbath - Black Sabbath (1970)


Quando a ideia de escrever este blog surgiu, umas das primeiras dúvidas foi de que álbum falar primeiro. Foi sem dúvida a mais difícil de desfazer. Depois de muitas possibilidades mastigadas e alguns rascunhos iniciados, este foi o que veio à memória e nunca mais saiu do topo das possibilidades. Sem dúvida uma das minhas bandas e um dos meus álbuns preferidos. Mais, o álbum e a banda cujo o impacto se estende até hoje (quase 50 anos depois) e que foi responsável pelo nascimento de um género musical que hoje me faz ferver o sangue, no bom sentido: o Metal!! Este é um daqueles álbuns que definem a palavra clássico e que, nos dias de hoje, ainda bate com força.

Não há nada que possa dizer acerca deste álbum ou da sua relevância que já não tenha sido dito uma tonelada de vezes, nas mais diferentes línguas. Contextualizem isto numa era de rock bonitinho a apelar à paz e hippie love. De repente, um filho bastardo das ruas de Birmingham aparece vestido de negro, com ar carregado e agressivo, a falar de morte, guerra, depressão, ocultismo... Riffs e solos fabulosos, baixo marcante, bateria orgânica de raízes muito blues e o Ozzy a cantar letras do mais opressivo que se tinha visto. Instant game changer! 

Um álbum extraordinário a todos os níveis e obrigatório em qualquer colecção que se prese. 

Lineup:
Ozzy Osbourne - voz; hamónica
Tony Iommi - guitarras
Geezer Butler - baixo
Bill Ward - bateria; percursão


Deixo aqui outro grande clássico, este presente no albúm seguinte - "Paranoid", o album que elevou verdadeiramente os Black Sabbath ao reconhecimento internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário